Blog

A agilidade na construção com steel frame

Obras com o sistema steel frame são facilmente reconhecidas. As estruturas metálicas chamam a atenção pelo seu aspecto prático, moderno e sofisticado. O que muita gente não sabe é que a rapidez na construção, principalmente quando comparada ao modelo de alvenaria, é fator de destaque nesses projetos.

A seguir, você descobrirá por que isso acontece, tornando possível a finalização de obras em prazos curtos — algumas vezes inferiores a um mês. Você não leu errado. Entenda melhor nas próximas linhas!

Steel frame

O esqueleto da construção em steel frame é constituído por aço galvanizado. Posteriormente, essa estrutura é preenchida por placas que formam as paredes. Algumas opções de preenchimento são: OSB (Oriented Strand Board), formado por lascas de madeira sobrepostas; placa cimentícia; OSB + placa cimentícia; painéis de alumínio composto (ACM); e painéis do tipo sanduíche.

A estrutura do steel frame é bastante flexível para o emprego do acabamento desejado, fornece maior conforto térmico e acústico, menos desperdício, dentre muitos outros benefícios. Após um projeto ser criado e aprovado, as peças são confeccionadas em uma máquina extrusora. Elas já saem prontas para utilização, com os furos e os cortes de encaixe nos lugares certos. Então, a perda de material é quase nula, e a facilidade de montagem é muito grande.

Rapidez na construção

A agilidade é um dos grandes diferenciais das construções que utilizam o sistema steel frame. Via de regra, o prazo de uma obra com esse método é três vezes menor que os projetos tradicionais, com matéria-prima de alvenaria. Em estúdios de música e filmagem, por exemplo, o prazo total chega a seis meses. E mais… Algumas casas podem ser finalizadas em 15 dias ou menos. Muito rápido, não é mesmo?

A produção da estrutura e as fundações são realizadas simultaneamente, fato que permite atuar em diversas frentes de trabalho em paralelo. A redução de formas e de escoramentos no projeto e o fato de a montagem não sofrer impacto com a ocorrência de chuvas colaboram para a diminuição do tempo gasto.

Sabe por que isso acontece? A otimização da performance está relacionada à industrialização dos elementos da construção. Para você ter ideia, grande parte deles chega ao canteiro de obra pronta para aplicação (são itens pré-fabricados), necessitando de pouquíssimos ajustes de tratamento in loco.

Durante toda a execução, a mão de obra é mais bem aproveitada, evitando os cortes posteriores nas paredes. Para isso, a parte elétrica e as tubulações hidrossanitária passam pelas estruturas das divisórias em momento anterior ao do acabamento.

Como ponto de atenção para você, enquanto cliente, é dar a devida importância ao fluxo de caixa. Uma vez que o projeto caminha muito rápido, é crucial realizar um planejamento dos gastos, considerando a rapidez na construção. Assim, você evita que a obra fique parada.

A rapidez na construção de steel frame é apenas uma das inúmeras vantagens dela. Ainda há muitas outras, como preço, sustentabilidade, qualidade, isolamento térmico e acústico, que tornam a opção perfeita para tirar o seu próximo projeto do papel. Conheça os benefícios das construções em steel frame!