Blog

Instituto Aço Brasil

As empresas brasileiras produtoras de aço contam com uma unidade representativa. Trata-se do Instituto Aço Brasil. Fundado em 31 de maio de 1963, o antigo Instituto Brasileiro de Siderurgia acumula mais de meio século de atividade, sendo referência em sua área. O objetivo da organização é defender e representar a indústria brasileira produtora de aço, atuando para melhoria da competitividade e desenvolvimento sustentável.

Quer conhecer mais sobre ele? Basta continuar a leitura deste artigo!

Atribuições

Dentre as responsabilidades do Instituto, destacamos a realização de estudos e pesquisas sobre a produção, os equipamentos, a tecnologia, as matérias-primas, a energia, as tendências de mercado, as novas aplicações do aço e as relações industriais do segmento. O trabalho ainda envolve a coleta de dados, a preparação e a divulgação de estatísticas, como o desempenho mensal do setor.

Além da produção de material técnico e científico, a instituição colabora na normalização de produtos de aço e desenvolve programas e políticas definidos pelo setor. Ela é referência oficial no assunto.

A atuação vai para além do território nacional, já que o órgão desempenha o papel de representante setorial junto a entidades públicas e privadas tanto no país quanto no exterior. Isso inclui a realização de atividades de relações públicas e o contato com entidades afins no cenário internacional. Assim, a unidade constitui uma das principais fontes de informação aos profissionais que se dedicam à produção do aço.

A entidade de classe não tem fins lucrativos, sendo mantida pela indústria do aço. As empresas associadas operam usinas integradas e semi-integradas, ofertando uma ampla variedade de produtos siderúrgicos. Isso permite atender completamente o mercado interno e manter forte posição exportadora, colocando o segmento entre os principais geradores de saldo comercial do país.

Valores

A visão do Instituto Aço Brasil é ser reconhecido como a entidade de classe de maior representatividade, visibilidade e credibilidade do segmento empresarial. Para tanto, a organização baseia-se em alguns valores. Vamos conhecê-los:

  • Acessibilidade: facilidade de acesso às pessoas, aos serviços e às informações do Instituto.
  • Valorização das pessoas: disseminar a cultura de respeito, consideração e civilidade.
  • Transparência: praticar atos com visibilidade plena, comprometidos com divulgação de ações e resultados.
  • Responsabilidade social e ambiental: promover ações voltadas ao bem-estar da sociedade, à proteção e ao equilíbrio do meio ambiente.
  • Qualidade: atender com eficiência e eficácia às necessidades e às expectativas dos clientes internos e externos.
  • Comprometimento: atuar com dedicação, empenho e envolvimento em suas atividades.

Conselho diretor

O conselho diretor do Instituto Aço Brasil é composto pela alta diretoria de cada empresa associada ao órgão. Afinal, para se tornar associada, a empresa deve ter como seu negócio principal a produção de aço.

Usiminas, Aperam, CSP, ArcelorMittal, Gerdau, Sinobras, Aço Verde do Brasil, Temium, Vallourec e Villares Metals contam com profissionais representantes. A diversidade de profissionais garante a imparcialidade nas decisões e direciona para evolução do setor, sem privilegiar interesses específicos de um negócio.

É função do conselho, entre outros atributos, definir as diretrizes e as estratégias de ação do órgão, julgar a demonstração de contas do exercício anterior e deliberar sobre orçamentos e contribuições deles.

Conteúdo

Ao navegar pelo portal do Instituto, você encontra detalhes sobre a história do aço, o processo dessa matéria-prima, suas aplicações e a reciclagem dela. Há estatísticas de desempenho e dados do setor atualizados, publicações, notícias e uma agenda de cursos e eventos. Vale a pena conferir.

Uma vez que o steel frame é o sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural, é importante ficar por dentro de todas as informações sobre o assunto para acertar na compra do material e garantir a excelência do processo com as melhores práticas.

Agora que você já conhece bastante sobre o Instituto Aço Brasil, que tal desvendar o universo do steel frame? Para isso, descubra a Headz!