Blog

O que diz a ABNT sobre construções em steel frame?

Devido ao fato de o steel frame ser relativamente novo no mercado brasileiro, ainda não existem normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) específicas sobre a montagem do sistema. Neste momento, um texto-base para uma futura normalização está em desenvolvimento.

No entanto, os profissionais que trabalham na área devem se orientar por outras normas de referência, mesmo que mais abrangentes. A seguir, você conhecerá quais são elas e descobrirá as especificidades de cada uma. Boa leitura!

ABNT NBR 6.355:2012

Essa norma trata da padronização dos procedimentos com os perfis estruturais de aço formados a frio, com seção transversal aberta. Ao verificar o documento, você encontra todos os requisitos para a construção com steel frame, no que está relacionado ao contato com a matéria-prima em questão.

ABNT NBR 14.715:2010

Essa norma especifica os requisitos para as chapas de gesso acartonadas, destinadas à execução de paredes, forros e revestimentos internos nas obras com steel frame. É necessário seguir os requisitos para que o seu acabamento esteja de acordo com a legislação e forneça toda a qualidade e segurança que você merece.

ABNT NBR 14.762:2010

A norma descreve os requisitos básicos que devem ser respeitados no que se refere ao dimensionamento, em temperatura ambiente, de estruturas de aço formadas a frio, constituídas por chapas ou tiras de aço-carbono ou aço de baixa liga, conectadas por parafusos ou soldas, empregadas na base estrutural de edifícios.

Isso posto, podemos entender que as diretrizes têm tudo a ver com o steel frame, uma vez que as peças de aço projetadas para o projeto são encaixadas e parafusadas conforme especificidades da obra.

ABNT NBR 15.217:2018

A medida estabelece os requisitos e os métodos de ensaio para os perfilados de aço utilizados nos sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall, destinados a montagens de paredes, forros e revestimentos internos não estruturais. Apesar de não ser regra, em alguns casos, é possível combinar esses métodos de preenchimento nas construções com steel frame.

ABNT NBR 15.253:2014

Essa norma orienta os processos que envolvem perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis reticulados em edificações. Nas especificações estão contidos os métodos de ensaio e os requisitos gerais destinados ao manejo com os materiais citados.

Como exemplo, podemos citar a execução de paredes com função estrutural, as estruturas de entrepisos, de telhados e de fachadas das edificações, nas quais se insere o sistema steel frame.

ABNT NBR 15.498:2016

O documento determina os requisitos e os métodos de ensaio, assim como as condições de recepção das placas de fibrocimento reforçadas com fibras, fios, filamentos ou telas, com exceção de fibras de amianto. No sistema construtivo steel frame, é importante que o profissional responsável pelo projeto cumpra todas as especificações relacionadas aos materiais empregados no fornecimento de energia. Portanto, não dá para ignorar a norma.

Agora que você já conhece todas as normas da ABNT que estão relacionadas ao sistema steel frame, converse com o arquiteto ou o engenheiro responsável por seu projeto. Ele saberá explicar se elas estão sendo atendidas. A precaução é muito importante nesse momento em que não existe uma medida específica para a construção.

Quer descobrir ainda mais sobre o universo steel frame? Clique aqui e leia este artigo!