Blog

PSQ-Drywall

O Programa Setorial da Qualidade (PSQ-Drywall) é o mais relevante instrumento de verificação dos padrões dos materiais utilizados na montagem dos sistemas drywall. A iniciativa está subordinada ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Hábitat (PBQP-H), do Governo Federal.

A iniciativa imprime um selo de garantia nos materiais, combatendo a não conformidade sistemática, que, aliás, é crime.  Com isso, toda a cadeia de negócios da construção civil é protegida — principalmente, os moradores e os usuários de imóveis com drywall.

Portanto, ao adquirir, especificar e utilizar qualquer componente do sistema, verifique se ele conta com a aprovação do PSQ. O selo é aprovado trimestralmente. Com isso, há a certeza da qualidade do item, fazendo com que o risco de ele provocar patologias, com a incidência de ações penais e civis, seja eliminado. Vamos entender a fundo sobre o Programa?

Sobre o PSQ-Drywall

Criado em 2007 pela Associação Brasileira do Drywall, o PSQ-Drywall visa oferecer garantia adicional aos incorporadores e construtores — e consequentemente aos consumidores — sobre a confiabilidade da tecnologia. O trabalho consiste em verificar se os materiais utilizados nas obras estão de acordo com as normas técnicas brasileiras. Essa adequação é importante, porque elas definem os padrões de qualidade essenciais para o correto desempenho do sistema e de sua segurança.

Ao cuidar de cada um dos componentes empregados no sistema drywall, valorizando o todo, o PSQ colabora para o crescimento seguro e sustentável do setor. Além disso, valoriza os fabricantes comprometidos com a qualidade dos seus produtos. Uma ótima forma de reconhecer aqueles que se comprometem a produzir o melhor, não é mesmo?

Uma vez que o Programa avalia a conformidade de todos os componentes do sistema, ele disponibiliza uma lista dos fabricantes de componentes aprovados, que serve de referência para qualquer projeto que utilize a técnica. A relação está categorizada por:

  • Fabricantes de chapas de gesso para drywall;
  • Fabricantes de perfis estruturais de aço galvanizado;
  • Acessórios para forro;
  • Fitas para tratamento de juntas;
  • Massas para juntas;
  • Parafusos;
  • Feltro de lã de vidro para isolamento;
  • Lã de pet para isolamento.

Outro dado interessante é que a estrutura do PSQ-Drywall está de acordo com o regimento do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos – SiMaC do PBQP-H.

Conteúdo do portal

No portal do PSQ-Drywall, os interessados encontram informações diversas que auxiliam na garantia do alto padrão das construções. Há dados sobre como participar (condições de credenciamento das empresas), classificação das organizações, lista de participantes e produtos.

Em relação à parte técnica, também há bastante material. Estão disponíveis critérios de conformidade, legislação pertinente, normas técnicas e relatórios setoriais. Por fim, notícias apresentam as novidades da área ao leitor.

Curtiu saber mais sobre o Programa Setorial da Qualidade (PSQ-Drywall)? Priorizar a qualidade dos materiais usados no sistema drywall é muito importante para alcançar a excelência em seus projetos. Para quem não sabe, a tecnologia construtiva é um subsistema do steel frame, ou seja, eles podem ser combinados a fim de proporcionar ótimos resultados à sua construção. Por falar nisso, aproveite e conheça uma de nossas soluções!