Blog

Tecnologia steel frame: a economia certa para a sua construção

O steel frame é o sistema de construção a seco. Com estrutura em perfis de aço galvanizado, flexível e customizável, a tecnologia também é destaque pela economia. Como resultado, o suporte vem ganhando cada vez mais força no mundo e, claro, aqui no Brasil. Todo o processo construtivo rápido e eficiente, somado à redução de custo, conquista todos os que sonham com uma edificação sustentável.

As vantagens são muitas! Mesmo assim, é o custo-benefício que logo chama a atenção. Pensando nisso, durante o texto, listamos as principais vantagens que possuem ligação direta com o preço dos esquemas em steel frame. Confira!

Rapidez na construção

Uma obra em steel frame pode ser finalizada três vezes mais rápido quando comparada a construções feitas com outros sistemas. A agilidade é ideal para aqueles que desejam montar um negócio ou desfrutar da casa nova. Algumas residências podem ficar prontas, inclusive, em cerca de três semanas.

Toda a rapidez citada é possível uma vez que a maioria dos componentes usados nas estruturas com essa tecnologia já é pré-fabricada. O menor tempo de uso de mão de obra e de gastos com outros locais – para morar ou trabalhar – reduzem os custos da produção do espaço.

Economia de água no sistema

Por ser um sistema de construção a seco, como já citado, o steel frame não demanda o uso de água em nenhuma etapa da obra. Dessa forma, a economia, ao não gastar líquido em excesso, ganha destaque. Afinal, em edificações convencionais, o uso da água é constante.

E o benefício não para por aí: a redução do gasto de água é um assunto que merece atenção. Preservar esse recurso natural é papel de todos e, ao utilizar a tecnologia, é possível colaborar.

Precisão no orçamento

As elevações de prédios e casas ficaram famosas por contarem com valores que aumentam ao longo do desenvolvimento do projeto. Essa realidade é fruto do cálculo do material que, muitas vezes, não é feito corretamente. Apesar de ser comum, isso pode ser evitado! Nas estruturas em steel frame, as peças industrializadas, como os perfis de aço galvanizado, as placas e os parafusos, possuem valores específicos.

Os profissionais especializados, no início do planejamento, conseguem definir o que será ou não necessário para a construção. Depois, o orçamento pode ser feito com precisão, impedindo despesas além do combinado.

Aproveitamento de todo o material

Quando um projeto de tecnologia steel frame é desenhado, todas as variações de altura e comprimento da obra são determinadas. Cada material comprado para a edificação terá medidas padrões que atendam o que foi estipulado no plano inicial. Na conclusão, são menos produtos sendo jogados no lixo e uma boa economia, poupando gastos com novos elementos e ferramentas.

Estrutura mais leve

O steel frame é conhecido, ainda, como light steel frame, que remete à sua estrutura mais leve. O aço utilizado é de pequena espessura, garantindo que os painéis e as placas não fiquem pesados e sobrecarreguem a estrutura. O sistema, por si só, pode ter até 70% menos peso que a alvenaria, por exemplo. Sem a necessária sustentação de grandes pesos, a obra fica mais barata.

Agora, ciente do porquê o steel frame proporciona a economia certa para a sua construção, é hora de entrar um pouco mais no universo dessa tecnologia.